Plantas de amora e framboesa "Boysenberry", um cruzamento entre 4 espécies e que produz um fruto mais parecido com a amora. Estes frutos são de cor vinho tinto e de grande tamanho, com um sabor entre o agridoce e o frutado, ideais para consumir frescos, em compotas, iogurtes ou pastelaria. ✅ Enviamos-lhe o "Boysenberry" cultivado em vaso de 2 litros e planta com 40 cm de altura.
A variedade "Boysonberry" surgiu na década de 1920, proveniente de um cruzamento quádruplo, (diríamos um dos mais complexos até à data), cujo referido cruzamento seria entre as seguintes 4 espécies: Rubus idaeus x Rubus fruticosus x Rubus aboriginum x Loganberry.
Traduzido em nomes comuns, os cruzamentos envolvidos seriam entre a framboesa europeia, a amora europeia, a amora anã e um híbrido (Loganberry).
A Nova Zelândia é o maior produtor e exportador desta cultivar, que se caracteriza por ser uma planta robusta e com um vigor moderado, atingindo alturas adultas entre 1,5 a 2,5 metros de altura e largura.
A amora-framboesa “Boysenberry” produz frutos mais parecidos com as amoras, devido à sua cor característica que faz lembrar o vinho tinto escuro.
Os seus frutos são colhidos geralmente entre os meses de julho e agosto, embora dependa do clima de cada região.
Tal como outros híbridos, os seus frutos são grandes, pesando aproximadamente 8 gramas, com muito sumo e sabor peculiar devido a uma mistura entre o agridoce e o frutado, mas com uma textura macia. Pode consumir estas frutas frescas, para fazer pastéis, compotas ou em iogurtes.
As frutas contêm elevados níveis de fibra, vitamina C e antioxidantes como anticioninas e ácido elágico, famosos pelas suas propriedades anticancerígenas e antibacterianas.
É uma espécie que pode ser colocada em pleno sol (em climas temperados) ou à sombra parcial (em climas mais quentes), mas que possui boa luz natural.
Tolera bem e moderadamente o frio até geadas não muito fortes ou prolongadas, podendo suportar temperaturas até -5 ou -10ºC.
Proporcionar regas moderadas, evitando inundações e, sobretudo, sendo mais frequentes nas épocas mais quentes, para obter frutos de melhor qualidade.
Prefere solos ligeiros, bem drenados, ácidos e ricos em matéria orgânica. Deve-se manter a humidade elevada, mas sem atingir o alagamento, pois é sensível tanto à asfixia das raízes como à seca.
É utilizado principalmente em culturas intensivas para a comercialização do fruto devido ao seu tamanho e sabor peculiar.
Pode também plantar no seu pomar ou jardim, para obter frutos para autoconsumo. Neste caso, recomendamos a utilização de treliças ou algum tipo de suporte onde possa segurar a planta.
É uma espécie adequada para cultivo tanto em floreiras como em vasos. Recomendamos a utilização de um bom substrato vegetal ácido nos vasos.
Hola, ¿También tiene espinas la boysenberry? Gracias
Buenos días Elena,
la zarzamora-frambuesa Boysenberry, no produce espinas.
Muchas gracias por la consulta y un saludo!
中国人爱种菜
Ha llegado perfectamente y dos meses después le están brotando hojas supersanas. Me encanta.
viçosa.
Todo perfecto
Toca esperar.Recibido en buenas condiciones.
Planta bonita
Como funcionam as avaliações e classificações?
As opiniões e avaliações dos produtos são feitas principalmente por clientes registrados que compraram o produto. essas opiniões aparecem com a marca "compra verificada". Em qualquer outro caso não esta marca aparece. A valorização do produto, de 5 estrelas, é obtida com a média de todas as revisões publicadas do produto. Para garantir que o informação é útil para outros clientes, comentários e classificações, como sejam positivos ou negativos, são publicados após validação prévia.